{{ __('Painel do Aluno') }}


História da Informática







O criador da informática

A informática teve seu início na história como uma precursora da revolução tecnológica, pois ela surgiu de uma dificuldade ou necessidade dentro da, quando um Francês denominado de Blaise Pascal, desenvolve a primeira máquina de calcular, a primeira calculadora, esta por sua vez foi desenvolvida para realizar cálculos de algoritmos. Isso tudo ocorreu na década de 1642 com a invenção da primeira calculadora de algoritmos, neste momento se dá o, ponta pé inicial para o desenvolvimento da informática no mundo.



O primeiro protótipo de computador







A história da informática é mais antiga do que poderíamos imaginar. Em 3.000 a.C., os babilônios criaram uma estrutura de madeira com anéis, chamada Abacus, para ajudar a calcular as vendas. Pois é, as primeiras tecnologias estavam relacionadas com os cálculos matemáticos que até hoje ressoam no meio digital, por exemplo, a palavra ‘computador’ tem origem no latim computare – aquele que computa; computar; calcular. Depois disso, novas tecnologias surgiram somente no século XIV, com os relógios mecânicos na Europa.

O primeiro protótipo de computador







Em 1642, o filósofo, matemático e físico francês Blaise Pascal inventou a primeira calculadora mecânica, conhecida como La Pascaline. Essa realizava cálculos de adição e subtração. George Boole (1815 – 1864) é outro nome importante para o avanço tecnológico. Ele foi um dos fundadores da lógica matemática – estudo que, posteriormente, estruturou os circuitos eletrônicos e a arquitetura dos computadores. No século XIX, o matemático Charles Babbage criou a máquina analítica, conhecida como o primeiro modelo programável. No entanto, sua criação ficou apenas no papel. Em 1842, Ada Lovelace criou o conceito do primeiro algoritmo programável.

Cartões perfurados







Em 1889, Herman Hollerith e Joseph-Marie Jacquard desenvolveram cartões perfurados que guardavam informações e comandos nas máquinas. Posteriormente, essa tecnologia foi inspiração para a criação da memória utilizada nos computadores modernos. Com a Segunda Guerra Mundial, a informática se tornou o objeto de desejo de todos os países envolvidos no conflito, pois, por meio das máquinas, o exército conseguia computar estratégias e descriptografar mensagens dos inimigos em uma velocidade que transpassa a capacidade humana. Desse modo, houve um grande avanço tecnológico no cenário de guerra. Conheça alguns modelos que marcaram a 1ª geração de computadores.