Informática
O computador é uma maquina que processa dados, orientada por um conjunto de instruções e destinada
a produzir resultados completos, com um minimo de intervenção humana. Entre vários beneficios, podemos
citar
Grande velocidade no processamento e disponibilização de informações;
Precisão para execução no fornecimento das informações;
Proposito para a execução de tarefas repetidas;
Propicia a redução de custos em várias atividades;
Elementos Computacionais
Hardware - Parte física, ou seja, os componentes.
Software - Parte lógica, ou seja, os programas
Pessoas - Usuário. Exemploes: Digitador, Internauta, Web Desginer, etc.
Rede - Compartilhamento de recursos entre os computadores.
BIT E BYTE
Está se tornando cada vez mais comum filmes de ficção científica com computadores inteligentes,
de alto grau de sofisticação. Filmes com I.A - Inteligência Artificial, Matrix e Eu Robô, são alguns
exemplos dessas produções. Muitas vezes, é possivel ver essas máquinas se comunicando entre si como os
humanos, através de fala oral, de gestos ou da escrita tradicional com analfabetos ou outros símbolos
.Mas será que os computadores se comunicam desta forma, como os humanos? Ou possuem algum tipo
de comunicação peculiar?
Bem, os computadores se comunicão e processam as informações através de Códdigos Binários. Ou seja, os
computadores ´so ultilizão dois dígitos, como por exemplo: 0 ou 1. Estes números podem representar estados,
uma luz acesa pode representar por "1", se ela estiver apagada será representada por "0". A menor unidade de informação
que temos é o bit. Mas além desta existem os seus múltiplos que são bastantes utilizados em nosso cotidiano. Por
exemplo, quando compramos um HD(HARD DISK), ele poderá ter 1TB de armazenamento. Logo abaixo temos uma tabela de conversão
de unidades.
# | Conversão de Unidades | |
---|---|---|
1 bit | Digito 0 (zero) ou digito 1 | |
8 bits | 1 Byte | 1024 Bytes | 1 KBytes, Kilobyte ou KB | 1024 KiloBytes | 1 MByte, Megabyte ou GB | 1024 MegaBytes | 1GByte, Gigabyte ou GB | 1024 Gigabytes | 1 TByte, Terabyte ou TB | 1024 Terabytes | 1 PByte, Petabyte ou PB | 1024 Terabytes | 1 EByte, Exabyte ou EB | 1024 Exabytes | 1 ZByte, Zetabyte ou ZB | 1024 Zetabytes | 1 YByte, Yottabyte ou YB |
EVOLUÇÃO DA INFORMÁTICA (UM BREVE HISTÓRICO)
O Ábaco, um instrumento para auxiliar nos cálculos, foi inventado por volta do ano 2000 A.C. Conhecido em chinês como Suan-pan e em japonês como Soroban, ainda é muito utilizado nos países asiáticos e em alguns centros de ensino pelo mundo. Os ábacos romanos (Figura 1), no século XIII, eram usados para atender as necessidades dos artesãos, dos comerciantes, engenheiros e outros profissionais.
O primeiro protótipo de computador

Máquina Pascalina

Blaise Pascal, matemático francês, inventou a primeira máquina de somar (máquina Pascalina) em 1642; construída com rodas dentadas, seu intuito era simplificar o ofício do pai, que era contador. Gottfried Wilhelm Von Leibnitz, matemático alemão, aperfeiçoou a máquina Pascalina em torno de 1670, introduzindo um mecanismo capaz de multiplicar e dividir.
Herman Hollerith

Herman Hollerith, engenheiro americano, inventou um conjunto de máquinas de processamento de dados que operava com cartões perfurados (baseado no tear de Jacquard) para processar o Censo Americano de 1890. Mark I foi o primeiro computador eletro-mecânico, inventado pelo professor Howard H. Aiken da Universidade de Harvard, nos E.U.A., em 1944;Princípios de Informática CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA Texto Introdutório CBI2002.doc - 20/02/02 14:48 Prof. Dalton Vinicius Kozak 2. ENIAC (Electronic Numerical Integrator And Calculator) foi o primeiro computador eletrônico, inventado pelos professores John Eckert e John Mauchly da Universidade da Pennsylvania (E.U.A.), em 1946. Tinha cerca de 18000 válvulas, ocupava três andares e queimava uma válvula a cada dois minutos.
Jhon Von Newman

John Von Newman, matemático húngaro, formula nos Estados Unidos a proposição prática para computadores universais, que armazenam programas em memórias, melhorando o método inicialmente utilizado pelo ENIAC. Esse princípio é utilizado nos computadores até hoje. Comentamos um pouco sobre a evolução dos computadores, vimos alguns exemplos de máquinas criadas, agora falaremos das gerações, ou seja desde os primeiros computadores que utilizavam válvulas em seu funcionamento até os computadores que já funcionavam a base de circuitos integrados. Em 1951 se inicia a produção em série de computadores (IBM/UNIVAC).

GERAÇÕES

Primeira geração. Computadores constituídos de válvulas eletrônicas. Exemplos: ENIAC, UNIVAC I, IBM 701. Segunda geração. Com início nos fins dos anos 50, engloba computadores equipados com transistores organizados em circuitos impressos. Exemplo: IBM 1401. Começaram a surgir também as linguagens de programação alto nível: Fortran (1957), Cobol (1960), Basic (1964).
GERAÇÕES

Terceira geração. Com início em meados da década de 60, compreende computadores constituídos de circuitos integrados. Escalas de integração: • SSI - Small Scale of Integration • MSI - Middle Scale of Integration. Exemplos: IBM /360 e IBM /370. Quarta geração. Com início no princípio da década de 70, são os computadores constituídos de circuitos integrados nas seguintes escalas: • LSI - Large Scale of Integration 08:00 - 10:30 • VLSI - Very Large Scale of Integration. Exemplos: Os computadores atuais, incluindo os microcomputadores. A substituição das válvulas pelos transistores acarretou em um aumento de processamento, uma diminuição de tamanho nos computadores e uma diminuição considerável de temperatura nos mesmos, visto que os transistores não geravam tanto calor como as válvulas.
HARDWARE X SOFTWARE

Hoje, o mercado de trabalho exige conhecimentos básicos de informática, não só no que se refere aos softwares, mas ao hardware também. É importante saber, por exemplo, o que é um HD (Hard Disk), para que serve o processador, qual a função da memória RAM e assim por diante. Nada de recursos avançados, isso pode ser deixado para quem quer se aprofundar no assunto. No entanto, ter conhecimentos básicos do assunto é essencial, até mesmo para lidar com determinadas situações, como observar o reparo de seu PC por um técnico, por exemplo. Este artigo, voltado aos iniciantes ou àqueles que tiveram um "branco" no assunto, mostrará um resumo sobre cada um dos principais componentes de um computador pessoal, assim como abordará suas utilidades e suas principais funções.
Hardware: todo o equipamento, suas peças, isto é, tudo o que "pode ser tocado", denomina-se hardware. Alguns equipamentos, como monitor, teclado e mouse são também chamados de periféricos. Outros exemplos de hardware: memórias, processadores, gabinetes, disco rígido, etc. Software: consiste na parte que "não se pode tocar", ou seja, toda a parte virtual, onde estão incluídos os drivers, os programas e o sistema operacional.